segunda-feira, 31 de maio de 2010

SEMANA DO MEIO AMBIENTE - 01/06 a 05/06



O Ilhas preparou atividades especiais para a Semana do Meio Ambiente! As crianças assistirão a filmes temáticos, aprenderão sobre a importância de preservar nosso planeta, participarão de uma oficina de reciclagem (desde a coleta de lixo até sua transformação) e darão asas aos seus sonhos!

No sábado, 05/06, todos se reunirão na praia para soltar as pandorgas confeccionadas na oficina com o Valdir Agostinho! Cada pipa terá um papel com a inscrição de um desejo das crianças para a comunidade, a cidade e o mundo!

Durante a semana, vamos postar mais detalhes! Fique ligado :)


quarta-feira, 26 de maio de 2010

ESTRELAS-DO-MAR - Oficina de Educação Ambiental

Tomate, maracujá, hortelã, lípia, manjericão, alecrim...nossos canteiros renderão uma boa colheita daqui alguns meses! Isso porque as crianças estão cuidando muito bem das plantinhas com a ajuda da Aglair (a Glá!!), bióloga e educadora do Ilhas!

Ontem, todos estiveram empenhados no preparo das sementes e na cobertura do solo dos canteiros educativos. Aglair lembra que é importante estimular a criatividade e a curiosidade das crianças através da observação e do registro das atividades realizadas. "Sempre intercalo os momentos de educação ambiental com desenhos e conversas sobre o que fizemos, para eles registrarem o que viram e o que eles esperam que aconteça nos canteiros", diz Glá. Para ela, esse cuidado das crianças e o aprendizado nas oficinas são fundamentais para que os pequenos desenvolvam um pensamento crítico, científico e preocupado em exercer a cidadania na sociedade.



terça-feira, 25 de maio de 2010

MOBILIZAÇÃO COMUNITÁRIA - Curso de Turismo Sustentável

Moradores do Sul da Ilha, estudantes de ensino médio, universitários e pessoas interessadas em turismo e sustentabilidade estão convidados a participar de um curso de capacitação que começará em junho e está sendo organizado pelo Instituto Ilhas do Brasil. O curso de Capacitação em Turismo Sustentável de Base Comunitária é dividido em seis módulos com temáticas diferentes e tem carga horária total de 120 horas. Os participantes devem ter de 15 a 29 anos e as inscrições podem ser feitas presencialmente, no Espaço Arquipélago (sede do Instituto), ou pelo telefone 48 3238 9960.

As aulas e palestras serão lecionadas por gestores e consultores da ONG. O conteúdo planejado inclui orientações sobre desenvolvimento sustentável, turismo em áreas naturais, técnicas profissionais e conduta ética. O curso também proporcionará instruções para elaboração e gerenciamento de projetos para captação de recursos. Isso porque, no último módulo, os alunos colocarão a teoria em prática e terão que apresentar um projeto de turismo sustentável, produzido com auxílio dos gestores.


A ONG trabalha com a missão de empoderar pessoas e instituições para os desafios da sustentabilidade. Diante disso, o turismo sustentável é sempre um foco importante nas ações, já que a prática alia a minimização dos impactos ambientais e sócio-culturais aos benefícios econômicos das comunidades locais.


O Instituto disponibiliza trinta vagas para o curso. As aulas têm encerramento previsto para novembro deste ano.


INSCREVA-SE E PARTICIPE!! Entre em contato pelo telefone 3238 9960 ou pelo e-mail info@ilhasdobrasil.org.br!!!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

ESTRELAS-DO-MAR - Oficina de Pandorgas

A oficina de pandorgas com Valdir Agostinho foi um momento de diversão, integração e resultou em pipas lindas e coloridas feitas por todos que participaram da atividade!

Mais de trinta crianças estiveram no salão durante a tarde, além de dois adultos! Todas as pandorgas confeccionadas vão enfeitar o céu do Pântano do Sul. A data será marcada e divulgada em nosso blog!! Fique ligado!

Confira as fotos da oficina!!














sexta-feira, 7 de maio de 2010

ESTRELAS-DO-MAR - Convite para oficina de pandorgas


Imagine o céu todo colorido, repleto de pandorgas voando pra lá...e pra cá...


E que tal passar uma tarde aprendendo a fazer as pipas, liberando a criatividade? O Ilhas do Brasil convida crianças (com idade a partir de 10 anos), jovens e adultos a participarem da oficina de pandorgas com Valdir Agostinho, artista plástico e músico de Florianópolis! Faça sua inscrição no Espaço Arquipélago ou pelo telefone 48 3238 9960.




OFICINA DE PANDORGAS

Onde?
No Salão Paroquial da Igreja do Pântano do Sul, na rua Abelardo Otacílio Gomes.

Quando?
Quinta-feira, 13/05, das 14h às 17h30.


segunda-feira, 3 de maio de 2010

ESTRELAS-DO-MAR - Site Criança Esperança


Nossa galerinha está entre as notícias da semana no site do Criança Esperança!! Confira:
www.globo.com/criancaesperança

...ou vá direto à matéria sobre o projeto Estrelas-do-Mar:



E mais: o programa Consumidor & Mercado, com a participação do Ilhas, vai ao ar hoje na Record News SC, a partir das 12h30!!!!!