terça-feira, 10 de abril de 2012

Expedição Catarina Sul

Durante a semana entre os dias 27 de Março e 2 de Abril de 2012 foi realizada a Expedição Catarina Sul pelo Instituto Ilhas do Brasil. A expedição é uma das frentes de atuação do Projeto Adaptar Brasil que, diante do cenário global de Mudanças Climáticas (MCs), identifica a adaptação aos eventos climáticos extremos (ECEs) como uma necessidade urgente para a redução de danos resultantes destas dinâmicas naturais. Suas ações estão voltadas para o estímulo à promoção da cultura de percepção de risco e vulnerabilidade ambiental, preparando as comunidades costeiras e insulares para ECEs mais frequentes e intensos.
A expedição Catarina Sul passou pelas cidades de Arroio do Silva, Balneário Rincão, Garopaba e Araranguá levando a oficina “Adaptações às Mudanças Climáticas: Estratégias frente à vulnerabilidade ambiental de se viver na zona costeira”.
O objetivo geral da expedição foi estimular a reflexão sobre o tema e a observação de Eventos Climáticos Extremos (ECEs) nas comunidades visitadas, bem como fomentar o diálogo entre atores locais que possam disseminar esta reflexão e propor ações coletivas para o fortalecimento comunitário e a construção de comunidades mais resilientes.
No total foram 95 pessoas contempladas pelas oficinas que contaram com metodologias participativas a fim de envolver os participantes na construção do conhecimento coletivo. As atividades também possibilitaram a construção de diretrizes para a realização de ações de adaptação às MCs, além de definir encaminhamentos necessários para a viabilização delas.
No segundo semestre deste mesmo ano o Projeto Adaptar Brasil dará continuidade às expedições, visitando a costa norte catarinense.