sexta-feira, 20 de julho de 2012

O teatro como ferramenta educadora para estimular o protagonismo e o empreendedorismo infantojuvenil



     O Projeto Estrelas do Mar do Instituto Ilhas do Brasil oferece oficinas de teatro gratuitas a crianças e jovens do distrito do Pântano do Sul. São três grupos organizados por faixa etária, de forma a trabalhar com as características de cada fase da juventude. No ano de 2012, estas oficinas são viabilizadas pelo apoio do Projeto Criança Esperança/UNESCO.
O teatro trabalhado na educação enfoca principalmente o aprendizado cognitivo do aluno. Ana Mae Barbosa explica que “Refinar os sentidos e alargar a imaginação é o trabalho que a arte faz para potencializar a cognição - que é o processo pela qual o organismo se torna consciente de seu meio ambiente.” Dessa forma, o conhecimento através do teatro se dá pela captação e percepção dos sentidos que em contato com o meio em que vivemos nos faz desenvolver formas sutis de pensar, diferenciar, comparar, generalizar, interpretar, conceber possibilidades, construir, formular, perceber, aprender e recordar.

Oficina de Educação Ambiental do Projeto Estrelas do Mar: nós e as plantas


Um dos temas abordados na Oficina de Educação Ambiental do Projeto Estrelas do Mar deste ano é sobre nossa relação com as plantas e a importância de conhecê-las e interagir com elas.
Isso porque, há milhares de anos compartilhamos o mesmo lugar: o nosso planeta. Desde então, nós utilizamos as plantas para alimentação, abrigo, energia e fins religiosos.
Além das plantas estarem presentes em muitos lugares, como nas ruas, nas casas, nas praças, nas áreas rurais cultivadas, em todos os tipos vegetacionais do ambiente terrestre e em vários ecossistemas aquáticos (mangues, margens de lagoas e rios, vegetação flutuante e até mesmo nos oceanos), elas nos causa o encantamento, por isso contemplamos as paisagens naturais, as árvores ou as flores.