segunda-feira, 26 de julho de 2010

ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS - Projeto Adaptar Brasil

Mudanças no Ar


Em meio a tantos assuntos sobre meio ambiente, natureza, fauna, flora, educação ambiental, lixo, está o assunto mais abstrato para nós seres humanos: AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS (que, diga-se de passagem, é preocupante apenas pela nossa existência). Por isso, é importante sabermos que essas reflexões são fruto do nosso cuidado com a nossa própria espécie. Isso nos faz voltar a atenção para a maneira que estamos vivendo e tratando nossa casa, o PLANETA TERRA. Que embora passe por ciclos climáticos naturais nunca abrigou uma população humana tão grande quanto hoje em dia.


Estamos aqui no planeta e vivemos, antes de tudo, de seus recursos naturais. Dependemos dos seus solos, dos serviços ecológicos que sua fauna e flora realizam, do seu ar, e, acima de tudo, dos seus ciclos: energético, de nutrientes, da água. Enfim, muitos são os assuntos que estão relacionados com o funcionamento do nosso planeta, e conhecer tudo isso é fundamental para caminharmos rumo ao tão clamado DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Por isso, fica aqui o convite para acompanhar os pensamentos naturais do Instituto Ilhas do Brasil. Vamos conversar e pensar sobre viver nesse querido planeta, que disponibiliza todos seus recursos igualmente para seus filhos.


Iniciamos então, pela reflexão: COMO É MORAR EM UMA ILHA? Quais são os fatores ambientais que nos envolvem quando estamos morando em uma ilha?


Enquanto pensamos nessas perguntas, vamos conhecer algumas coisinhas das ilhas do nosso país . Ao longo de mais de 7.000km de costa, o Brasil apresenta mais de 1.000 ilhas que compõem o seu principal corredor ecológico marinho. Nesta imensa extensão costeira, vivem cerca de 600 comunidades humanas que dependem direta e indiretamente dos recursos naturais marinhos, caracterizando-as como potenciais agentes diretos da conservação destes recursos. São cerca de 40 Unidades de Conservação com leis específicas para a proteção da biodiversidade e da diversidade cultural local. Além disso, o país possui três ilhas capitais: Florianópolis, Vitória e São Luis, sendo que 70% dos destinos turísticos no Brasil ocorrem nas regiões costeiras.
Por isso, as ilhas brasileiras são importantes não somente para o país, mas para todo o mundo. Propor novos modelos de gestão costeira, que tornem mais eficientes os caminhos para consolidar com urgência as ferramentas para as necessárias adaptações decorrentes das alterações ambientais promovidas pelas mudanças climáticas, é a proposta do Instituto Ilhas do Brasil. Principalmente porque o Instituto entende as ilhas como ambientes altamente vulneráveis diante dos Cenários das Mudanças Climáticas e do Aquecimento Global.
E, para que haja real adaptação, levar o conhecimento sobre estes cenários às comunidades é ferramenta bastante eficiente, pois conhecimento é poder, e a comunidade que tiver um olhar sensível da dinâmica ambiental que lhe envolve estará mais preparada para se adaptar às mudanças locais, em longo ou curto prazo.


Assim, após três anos de atividades do Programa de Adaptação às Mudanças Climáticas do IIB, foi desenvolvido o projeto ADAPTAR BRASIL, que prevê a ação conjunta e continuada no empoderamento de comunidades tradicionais de pesca, que vivem em ilhas e áreas costeiras brasileiras. O projeto compreende que a realização de seus objetivos deve ser feita de forma participativa, construindo os cenários atuais e esperados conjuntamente com as comunidades e atores envolvidos na temática de adaptação às mudanças climáticas. Mas para isso é importante a participação dessas comunidades, pois cada participante é construtor de cada parte do projeto.
Autora: Cintia Vilanova - Ecóloga e consultora do Ilhas responsável pelo projeto Adaptar Brasil
A primeira etapa do projeto aconteceu em junho, em Ilha Grande (RJ)! Na semana passada, recebemos uma ótima notícia!! O ADAPTAR foi aprovado no edital Meio Ambiente do Instituto HSBC Solidariedade!!! Parabéns ao Ilhas e, principalmente, à Cíntia, que esteve à frente de todo processo! Teremos muito trabalho pela frente, e com certeza esse incentivo se estenderá como benefício a muitas pessoas e comunidades costeiras do Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário