quinta-feira, 5 de maio de 2011

TAM leva projeto social do Pântano do Sul para o resto do Brasil

A empresa de aviação aérea escolheu a ONG Instituto Ilhas do Brasil, de Florianópolis, para estar entre os projetos selecionados pelo seu edital socioambiental de 2011. Com o tema “Turismo Sustentável de Base Comunitária”, o instituto vai levar, através de capacitações, a metodologia social do Projeto Estrelas-do-Mar para organizações sociais e líderes de comunidades de pesca artesanal nos municípios de Angra dos Reis, RJ, Aracaju,SE, Ilhéus, BA e Vitória, ES.




“As comunidades pesqueiras vivem um processo de transformação, seja pela pressão da pesca industrial, pelo turismo desordenado ou pelos efeitos das mudanças climáticas e ambientais”, diz Alessandra Pretto de Castro, coordenadora do projeto Estrelas do Mar. Ela afirma que transmitindo o conhecimento e metodologia adquirida com as experiências na comunidade do Pântano do Sul para estas outras comunidades litorâneas, uma nova porta no mercado abre-se para filhos ou netos de pescadores, que enxergam possibilidade de trabalho e renda com o turismo de base comunitários.

Durante o ano de 2011 serão realizadas oficinas e cursos dentro das temáticas educação ambiental, filosofia e turismo sustentável de base comunitária nas localidades selecionadas. O projeto capacita adolescentes para terem a chance de tornarem-se guias turísticos, colaborando com a sustentabilidade do local e criando uma fonte de renda alternativa a pesca. “Uma decisão que tomamos foi concentrar nosso investimento socioambiental em projetos que ajudem o desenvolvimento do turismo e a preservação do meio ambiente”, resume o presidente da TAM, Líbano Barroso.

Um comentário:

  1. Olá. Sou gestora da APA Marinha Litoral Norte de São Paulo e ficamos muito interessados neste projeto de vocês. Aqui no Litoral Norte estamos trabalhando intensamente no ordenamento pesqueiro de diferentes artes de pesca. Ao mesmo tempo há uma demanda forte das comunidades para o desenvolvimento de roteiros de turismo comunitário. A proposta de vocês é especialmente interessante porque alia a atividade econômica - turismo - à discussão sobre mudanças climáticas. Como podemos conversar mais sobre isto? Há possibilidade de inclusão de novas comuniades no projeto?? Nosso email: apamarinhaln@gmail.com. Abraço e parabéns - Lucila Pinsard Vianna

    ResponderExcluir