sexta-feira, 20 de julho de 2012

Oficina de Educação Ambiental do Projeto Estrelas do Mar: nós e as plantas


Um dos temas abordados na Oficina de Educação Ambiental do Projeto Estrelas do Mar deste ano é sobre nossa relação com as plantas e a importância de conhecê-las e interagir com elas.
Isso porque, há milhares de anos compartilhamos o mesmo lugar: o nosso planeta. Desde então, nós utilizamos as plantas para alimentação, abrigo, energia e fins religiosos.
Além das plantas estarem presentes em muitos lugares, como nas ruas, nas casas, nas praças, nas áreas rurais cultivadas, em todos os tipos vegetacionais do ambiente terrestre e em vários ecossistemas aquáticos (mangues, margens de lagoas e rios, vegetação flutuante e até mesmo nos oceanos), elas nos causa o encantamento, por isso contemplamos as paisagens naturais, as árvores ou as flores.
Infelizmente com a urbanização, nos distanciamos delas de tal maneira que é muito comum não sabermos quais os benefícios que cada espécie pode nos proporcionar.
Nos encontros realizados nesta oficina, as crianças e jovens são convidados a observar a flora ao seu redor e lembrar como elas estão presentes no nosso cotidiano. A partir desta reflexão, conhecemos muitas espécies e iniciamos plantios de sementes. Os temas relacionados que farão parte da oficina envolverão os animais e a alimentação.
Nosso planeta seria bem diferente se não existissem as plantas: a composição do ar, da água e do solo, que conhecemos hoje, não seria propícia para nossa existência.
Por isso, é importante reconhecer a função das plantas na Natureza e nos aproximarmos destas formas de vida para que haja conservação e que possamos viver em equilíbrio com suas leis.
Todos nós queremos ter boa qualidade de vida e para isso a aproximação com a Natureza é fundamental. Somos todos responsáveis pelo futuro do nosso planeta e tudo o que o habita.
Vamos juntos fazer o melhor possível! 


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário