terça-feira, 28 de agosto de 2012

Projeto Adaptar na Expedição Catarina Norte


O início deste segundo semestre foi marcado por mais uma Expedição Curta do Projeto Adaptar Brasil 2012: a Expedição Catarina Norte.
O litoral norte do estado de Santa Catarina tem muitos registros de impactos causados pela relação insalubre entre as atividades antrópicas e a ação da natureza: Residências e pavimentos mal planejados consumidos pela erosão costeira; traumas, danos materiais e perdas humanas causados por inundações, enchentes e deslizamentos, são exemplos comuns entre tantas outras causas e efeitos desta relação.
Diante desta reconhecida situação de vulnerabilidade, o Projeto Adaptar Brasil realizou a Expedição Catarina Norte, passando pelas cidades de Balneário Piçarras, São Francisco do Sul, Barra Velha, Joinville e Navegantes.
Esta Expedição Curta buscou envolver instituições com atuação comunitária de cada localidade no intuito de fomentar um processo de disseminação de práticas de adaptação às mudanças climáticas. Para isso, foram realizadas oficinas com conteúdo ligado a:
- Noções mais correntes sobre Eventos Climáticos Extremos e a vulnerabilidade das zonas costeiras;
- Metodologias de sensibilização e estímulo à reflexão sobre os riscos de cada comunidade;
- Tecnologias sociais aplicadas em zonas costeiras que reduzem a vulnerabilidade socioambiental de comunidades instaladas nestas regiões;
- Dinâmicas participativas de construção coletiva de conceitos e diretrizes para ações focadas em adaptação às Mudanças Climáticas (MCs);
- A importância da escola no atual cenário de MCs;
- Ferramentas de integração dos temas relacionados à adaptação às MCs;
- Distribuição e divulgação de materiais informativos a participantes.
Além das oficinas, a Expedição visa à realização de Diagnósticos Socioambientais Rápidos, obtidos através da observação, de registros fotográficos e de entrevistas com pessoas que vivenciaram situações associadas a eventos do clima.
Foram mobilizadas diretamente 10 instituições capazes de multiplicar os conhecimentos agregados durante as oficinas para seus públicos de atuação. As imagens e informações de cada município serão compiladas em Diagnósticos e entregues às instituições parceiras interessadas. Os Diagnósticos também poderão compor um estudo mais aprofundado da cidade sobre suas áreas de risco, possibilitando um direcionamento de ações com foco na redução de vulnerabilidades.




Nenhum comentário:

Postar um comentário