sexta-feira, 5 de junho de 2015

Projeto Adaptar em Navegantes!

Muito já se ouviu ou se falou frases como estas: “nunca vi uma chuva tão forte assim” ou “desta vez o rio subiu e alagou tudo, tudo”. Estamos sempre conversando e discutindo sobre as mudanças do clima, seja nos noticiários, conversa com amigos, relatos dos mais antigos. Ao passar do tempo deixamos de conversar de como nós, a nossa família, o nosso bairro, o nosso município podem enfrentar estas mudanças. Com esse propósito que o PROJETO ADAPTAR COMUNIDADES propõe: Iniciar o diálogo e promover ações com a região sobre como podemos nos adaptar aos efeitos das mudanças do clima, como as inundações e alagamentos.


Sabemos que as crianças são peças chave quando tratamos de assuntos que exigem uma mudança de percepção. Elas conseguem compreender a realidade de forma única e divulgar o que aprendem em suas casas, com seus amigos e em seus bairros. Ao mesmo tempo, estão vulneráveis às mudanças do clima, por isso as escolhemos para estarmos juntos em um trabalho que envolve cinco escolas públicas do município de Navegantes: E.M. Izilda Reiser Mafra, E.M. Ilka Muller de Melo, E.M. Maria Tereza Leal, E.M. Maria Hostim da Costa e E.E.B Adelaide Konder.

Em oito oficinas que acontecerão ao longo do ano de 2015, iremos atuar junto às escolas. Serão trabalhados temas importantes para que as crianças e a comunidade escolar possa iniciar o diálogo sobre como podemos estar mais preparados frente às mudanças do clima.

Durante as oficinas, as crianças atuarão como protagonistas da história, pensando no local em que vivem, consultando suas famílias e pessoas aonde moram, se apropriando de tecnologias que as ajudem a compreender estas alterações do clima, propondo soluções adaptativas para seu bairro e cidade como um todo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário