quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Vote no Projeto Estrelas-do-Mar para o Prêmio Anu Preto!






Com grande alegria o Instituto Ilhas do Brasil informa que o Projeto Estrelas-do-Mar é um dos finalistas da etapa estadual do Prêmio Anu Preto. Este Prêmio foi idealizado e realizado pela CUFA (Central Única das Favelas) com o objetivo principal de “destacar ações de toda natureza desenvolvidas dentro de Favelas em todo território nacional que contribuam para o desenvolvimento humano e social desses espaços. Identificando ações que tragam um novo significado para esses territórios e novas formas de convivências, o Prêmio Anu volta o olhar para essas iniciativas que colaboram diretamente para a melhoria de vida dos moradores, desconstruindo assim o estigma imposto a esses espaços e suas populações buscando a consolidação de uma sociedade mais justa”. Embora a comunidade do Pântano do Sul não seja caracterizada como uma favela, a coordenação do Prêmio reconheceu que vivenciamos diversos desafios e vulnerabilidades sociais também existentes nestes ambientes como: o envolvimento com drogas e furtos, a baixa autoestima, violência, gravidez precoce, poucas oportunidades que mantêm jovens e crianças em estado de letargia e indiferença. Para que o Projeto Estrelas represente o Estado de Santa Catarina neste reconhecido prêmio, é preciso que seja o maior votado dentre os cinco finalistas do estado. Por este motivo, contamos com o voto de todos que conhecem nosso trabalho ou que se interesse em conhecer. Para votar, basta entrar no site do Prêmio (http://www.premioanu.com.br), selecionar a aba Votação, escolher o Estado de SC e votar no Projeto Estrelas do Mar. O prazo para votação é entre o dia 10 e 30 de dezembro. Não deixe de votar!

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Sucesso no Festival Pantusuli!!!


No dia  20 de outubro de 2012 o Instituto Ilhas do Brasil/ Projeto Estrelas-do-Mar realizou na comunidade de pesca artesanal do Pântano do Sul (Florianópolis/SC), o Festival Pantusuli 2012.     
A segunda edição do Festival Pantusuli já deixou expectativas para o ano que vem. O evento, que comemorou o aniversário de fundação do Instituto Ilhas do Brasil e celebrou as ações das crianças e jovens do Projeto Estrelas-do-Mar, movimentou a comunidade e estimulou a reflexão sobre a importância da valorização de sua cultura e natureza.
Como planejado, o evento ofereceu atividades educativas, culturais e lúdicas às famílias do “Pantusuli”, assim chamada a comunidade do Pântano do Sul por seus moradores nativos. 
Com muita alegria compartilhamos os ótimos resultados deste dia tão especial:
  • Realização de oficinas de educação socioambiental em parceria com as escolas públicas locais.


  • Participação de 60 pipas no concurso de ecopandorgas, que sorteou camisetas e uma prancha de surf.


  • Performático e envolvente show musical de Valdir Agostinho e sua banda “Bernunça Elétrica”, com músicas sobre a cultura da Ilha de SC.


  • Apresentação do grupo “Artistas de Nós” (Brazil Foundation), que, após pesquisa e entrevistas, desenvolveu uma peça baseada na cultura da comunidade, valorizando a sabedoria local. O salão paroquial e a praça ficaram cheios!


  • Distribuição de 100 mudas nativas e lanches saudáveis às famílias.

O Instituto Ilhas do Brasil e a comunidade do Pântano do Sul agradecem a todos os parceiros e apoiadores que possibilitaram a realização deste belo evento.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Aí vem o Festival Pantusuli 2012!!!




No dia 20 de outubro deste ano, a ONG Instituto Ilhas do Brasil realizará na comunidade de pesca artesanal do Pântano do Sul (Florianópolis) a segunda edição do Festival Pantusuli, um programa ideal a famílias que desejam proporcionar a suas crianças momentos educativos, saudáveis e divertidos, que valorizam a cultura local e seu meio ambiente.
Este evento é vinculado ao Projeto Estrelas-do-Mar, que desde 2005, em parceria com escolas públicas locais, desenvolve nesta comunidade conceitos e práticas de protagonismo e empreendedorismo juvenil, através de valores éticos, educação ambiental e cidadã, filosofia e turismo sustentável de base comunitária.
O Festival Pantusuli foi desenvolvido como uma forma de reunir a comunidade e seus visitantes para celebrar os resultados das lindas ações realizadas durante o ano pelos jovens participantes do Projeto Estrelas-do-Mar e comemorar o aniversário de fundação do Instituto Ilhas do Brasil. O Festival será gratuito e aberto a toda comunidade e Ilha de Santa Catarina abrangendo crianças, jovens e seus familiares. 
As atividades previstas são: Concurso de ecopandorgas com sorteio de prêmios; Oficinas que integram educação ambiental, filosofia e teatro; Oficina do Jogo das Mudanças Climáticas; Apresentação teatral do grupo Artistas de Nós (Brazil Foundation), retratando a comunidade do Pântano do Sul; Show musical de Valdir Agostinho, cantor e compositor que retrata em suas músicas diversos aspectos da cultura da Ilha e estimula a reutilização de materiais antes considerados lixo, convertendo-os em cenários e figurinos; Confraternização com distribuição de mudas de plantas aos participantes das atividades do evento.
O “Festival Pantusuli” conta com o apoio do Projeto Criança Esperança, da Fundação Franklin Cascaes e da TAM Cia Aérea. Além de parceiros locais como: Bar do Arante e Supermercados Bistek.
O evento funcionará das 10h até às 19h. Os interessados em participar do concurso de ecopandorgas deverão inscrever suas pipas (ecopandorgas) até o dia 15 de outubro até 15h. As inscrições para as oficinas devem ser feitas até o dia 19/10. Para fazer as inscrições e para mais informações entre em contato pelo telefone 48. 32389960 / 91560595, pelo e-mail info@ilhasdobrasil.org.br, ou no Espaço Arquipélago (Rua Abelardo Otacílio Gomes, 193, Pântano do Sul – Ao lado do Bazar Miranda), local central do evento.

NÃO DEIXE DE PARTICIPAR!!!

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Projeto Adaptar na Expedição Catarina Norte


O início deste segundo semestre foi marcado por mais uma Expedição Curta do Projeto Adaptar Brasil 2012: a Expedição Catarina Norte.
O litoral norte do estado de Santa Catarina tem muitos registros de impactos causados pela relação insalubre entre as atividades antrópicas e a ação da natureza: Residências e pavimentos mal planejados consumidos pela erosão costeira; traumas, danos materiais e perdas humanas causados por inundações, enchentes e deslizamentos, são exemplos comuns entre tantas outras causas e efeitos desta relação.
Diante desta reconhecida situação de vulnerabilidade, o Projeto Adaptar Brasil realizou a Expedição Catarina Norte, passando pelas cidades de Balneário Piçarras, São Francisco do Sul, Barra Velha, Joinville e Navegantes.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

O teatro como ferramenta educadora para estimular o protagonismo e o empreendedorismo infantojuvenil



     O Projeto Estrelas do Mar do Instituto Ilhas do Brasil oferece oficinas de teatro gratuitas a crianças e jovens do distrito do Pântano do Sul. São três grupos organizados por faixa etária, de forma a trabalhar com as características de cada fase da juventude. No ano de 2012, estas oficinas são viabilizadas pelo apoio do Projeto Criança Esperança/UNESCO.
O teatro trabalhado na educação enfoca principalmente o aprendizado cognitivo do aluno. Ana Mae Barbosa explica que “Refinar os sentidos e alargar a imaginação é o trabalho que a arte faz para potencializar a cognição - que é o processo pela qual o organismo se torna consciente de seu meio ambiente.” Dessa forma, o conhecimento através do teatro se dá pela captação e percepção dos sentidos que em contato com o meio em que vivemos nos faz desenvolver formas sutis de pensar, diferenciar, comparar, generalizar, interpretar, conceber possibilidades, construir, formular, perceber, aprender e recordar.

Oficina de Educação Ambiental do Projeto Estrelas do Mar: nós e as plantas


Um dos temas abordados na Oficina de Educação Ambiental do Projeto Estrelas do Mar deste ano é sobre nossa relação com as plantas e a importância de conhecê-las e interagir com elas.
Isso porque, há milhares de anos compartilhamos o mesmo lugar: o nosso planeta. Desde então, nós utilizamos as plantas para alimentação, abrigo, energia e fins religiosos.
Além das plantas estarem presentes em muitos lugares, como nas ruas, nas casas, nas praças, nas áreas rurais cultivadas, em todos os tipos vegetacionais do ambiente terrestre e em vários ecossistemas aquáticos (mangues, margens de lagoas e rios, vegetação flutuante e até mesmo nos oceanos), elas nos causa o encantamento, por isso contemplamos as paisagens naturais, as árvores ou as flores.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Expedição Catarina Sul

Durante a semana entre os dias 27 de Março e 2 de Abril de 2012 foi realizada a Expedição Catarina Sul pelo Instituto Ilhas do Brasil. A expedição é uma das frentes de atuação do Projeto Adaptar Brasil que, diante do cenário global de Mudanças Climáticas (MCs), identifica a adaptação aos eventos climáticos extremos (ECEs) como uma necessidade urgente para a redução de danos resultantes destas dinâmicas naturais. Suas ações estão voltadas para o estímulo à promoção da cultura de percepção de risco e vulnerabilidade ambiental, preparando as comunidades costeiras e insulares para ECEs mais frequentes e intensos.
A expedição Catarina Sul passou pelas cidades de Arroio do Silva, Balneário Rincão, Garopaba e Araranguá levando a oficina “Adaptações às Mudanças Climáticas: Estratégias frente à vulnerabilidade ambiental de se viver na zona costeira”.
O objetivo geral da expedição foi estimular a reflexão sobre o tema e a observação de Eventos Climáticos Extremos (ECEs) nas comunidades visitadas, bem como fomentar o diálogo entre atores locais que possam disseminar esta reflexão e propor ações coletivas para o fortalecimento comunitário e a construção de comunidades mais resilientes.
No total foram 95 pessoas contempladas pelas oficinas que contaram com metodologias participativas a fim de envolver os participantes na construção do conhecimento coletivo. As atividades também possibilitaram a construção de diretrizes para a realização de ações de adaptação às MCs, além de definir encaminhamentos necessários para a viabilização delas.
No segundo semestre deste mesmo ano o Projeto Adaptar Brasil dará continuidade às expedições, visitando a costa norte catarinense.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Exposição “O Pescador do Tempo” e “Bazar Só Pechincha” acontecerá da sede do Ilhas


O Instituto Ilhas do Brasil iniciará suas atividades de 2012 com muitas fotos e produtos artesanais e ecológicos com ótimos preços. A Exposição “O Pescador do Tempo” reabrirá suas portas nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, entre às 15 e 19 horas, para que seus visitantes mergulhem na história da comunidade de pesca artesanal do Pântano do Sul e descubram muitas belezas deste lugar. Nestes dias também acontecerá o “Bazar Só Pechincha” com produtos que vão desde artesanatos locais, camisetas e agendas até pranchas de surf. Tudo com preços reduzidos. O objetivo do IIB com este bazar é levantar fundos para complementar as ações socioambientais da organização. Venha visitar nossa instituição e aproveite para conhecer nosso trabalho!