Projeto Adaptar Comunidades

O Vale do Itajaí (SC) e a zona costeira norte catarinense enfrentam regularmente efeitos de eventos oceanoclimáticos extremos, como enchentes, enxurradas e erosão costeira. Efeitos de eventos climáticos extremos associados ao despreparo da população ocasionaram danos incalculáveis e perdas irreparáveis, como o que ocorreu em 2008, um dos maiores desastres hidrometeorológicos já registrados no país. Os municípios inseridos neste projeto (Navegantes, Itajaí, Balneário Camboriú e Camboriú) agregam diversos fatores de vulnerabilidade, sendo Navegantes o centro das atividades deste Projeto por possuir maior índice de pobreza (IBGE, 2003), e o segundo maior número de domicílios particulares ocupados em aglomerados subnormais (IBGE, 2010), indicando populações desestruturas ocupando áreas de risco.
 A gravidade e proporção dos danos resultantes destes eventos exigem uma atuação imediata na busca pela amplitude da resiliência das comunidades afetadas. Instituições públicas e privadas estão iniciando uma atuação que demanda esforços de transformação cultural. No entanto, no que diz respeito ao nível comunitário, a atuação precisa ser fortalecida, especialmente junto aos públicos que apresentam fragilidades ou maiores exposições aos danos, como crianças, adolescentes, deficientes, idosos, mulheres e pescadores, aqui identificados como públicos prioritários.
Sendo assim, o Instituto Ilhas do Brasil (IIB), propõe o Projeto Adaptar - Comunidades, com o objetivo de “Promover a cultura de percepção de risco e adaptação às mudanças do clima (MC), preparando públicos vulneráveis para eventos climáticos extremos”. Para este fim o projeto pretende: Capacitar jovens agentes multiplicadores moradores dos quatro municípios na metodologia do projeto, contratando selecionados entre eles como equipe; Oportunizar o envolvimento de crianças e adolescentes de Navegantes na adaptação de suas comunidades a eventos climáticos extremos, através de oficinas contínuas em escolas públicas parceiras; Produzir uma ferramenta educativa audiovisual de estímulo à percepção de risco e adaptação às Mudanças do Clima, com a participação das crianças das oficinas contínuas; Integrar diferentes atores em torno do tema, por meio do evento de lançamento do audiovisual; Oportunizar a reflexão sobre adaptação às Mudanças do Clima em instituições que atuam junto aos públicos prioritários dos quatro municípios, disseminando o audiovisual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário