Projeto Adaptar Brasil

O atual aquecimento global é um dado já comprovado por relatórios intergovernamentais, incluindo o fato de que tal aumento de temperatura afeta todo modelo climático planetário. O Brasil vem acumulando decretos municipais de Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência causados por adversidades climáticas, que vêm acompanhados por danos incalculáveis e perdas irreparáveis. Dentre os desastres naturais mais comuns no país, estão os causados por altos índices de acumulados pluviométricos, como enchentes, enxurradas e deslizamentos de terra. No caso das zonas costeiras, além das fortes chuvas, agrega-se a ameaça da influência oceânica, deixando-as sensíveis à erosão costeira e à intensidade dos ventos. Contudo, um desastre não se limita a existência de uma ameaça. O risco está justamente no grau de exposição de uma comunidade, ou seja, sua vulnerabilidade.
Criado em 2007, a partir de um diálogo com representantes de instituições instaladas em ilhas marinhas, o Projeto Adaptar Brasil busca ampliar a resiliência de comunidades costeiras diante de um cenário de Mudanças do Clima, promovendo a cultura de percepção de risco socioambiental. Desenvolve ações em quatro frentes:
Atividades de Longo Prazo nas Comunidades de Pesca Artesanal do Distrito do Pântano do Sul, Florianópolis (SC), junto às diversas faixas etárias, através de parcerias com escolas públicas locais, Associações de Pescadores e Moradores, e da criação do grupo de mulheres, promovendo iniciativas para fortalecimento e resiliência comunitários.
Atuação em comunidades e escolas públicas desenvolvendo oficinas na perspectiva de adaptação de base comunitária.
Expedições Curtas em Ilhas e pela Costa Brasileira, disseminando as metodologias do Projeto para fomentar a reflexão sobre vulnerabilidades socioambientais locais diante de eventos climáticos extremos, em parceria com instituições das comunidades. Dentre as cidades visitadas, Navegantes, município inserido na abrangência desta proposta.
Articulação Setorial através de eventos voltados a representantes de instituições públicas, privadas e da sociedade civil com o objetivo de alimentar diálogos que viabilizem ações de adaptação às MC.
Ações Pós Evento Climático Extremo junto aos principais envolvidos em desastres causados por adversidades climáticas contribuindo com sua restauração e levantando informações para aumentar a capacidade de resposta de eventos futuros. Os municípios de Itajaí e Balneário Camboriú, abrangidos por esta proposta, foram contemplados por esta frente de atuação durante as enchentes e inundações de 2008.
Este projeto já recebeu apoio financeiro da Bolsa de Valores Sociais & Ambientais e do Instituto HSBC Solidariedade e está publicado no “Private Sector Initiative – database of actions on adaptation”.
Como principais resultados do Projeto Adaptar Brasil: 10 metodologias de sensibilização para a adaptação às MC sistematizadas e aplicadas; 23 Diagnósticos Socioambientais Rápidos compilados; 40 oficinas oferecidas gratuitamente; 320 participantes de questionários aplicados pós-evento climático extremo; 245 participantes de questionários de diagnósticos socioambientais rápidos; mais de 760 participantes de oficinas; 2 eventos de articulação setorial.