quinta-feira, 10 de junho de 2010

ADAPTAR BRASIL - 1ª etapa: Ilha Grande

O Ilhas possui o Programa de Adaptação às Mudanças Climáticas, que é um dos eixos temáticos trabalhados pela ONG. O objetivo é realizar trabalhos, principalmente junto a comunidades que habitam ilhas e ambientes litorâneos, antes do acontecimento de eventos climáticos (deslizamentos, ressacas, chuvas etc.). É o que chamamos de empoderamento dessas pessoas que vivem em locais propícios a alterações repentinas das condições naturais.

Em 2007, teve início o Pró-Ilhas (Projeto de Revitalização das Ilhas), que idealizou expedições em ilhas brasileiras mapeadas durante a 1ª Conferência Ilhas Marinhas Brasileiras (CIMBRA), realizada no mesmo ano. As enchentes de 2008 causadas pela intensa chuva em Santa Catarina, porém, mudaram o foco de trabalho das primeiras ações do projeto e os especialistas concentraram as ações nos estudos desse impacto.

Agora, o Pró-Ilhas volta com grande força e com novo nome: ADAPTAR BRASIL. A primeira expedição começa hoje, em Ilha Grande (RJ). A ecóloga Cintia Vilanova embarcou para lá e vai desenvolver oficinas e atividades com a comunidade local. "Queremos mostrar o quanto o ambiente de ilhas é vulnerável e o risco a que essas pessoas estão sujeitas, os eventos que podem acontecer, orientar sobre termos e procedimentos que eles devem conhecer", explica Cintia. Ela conta que o projeto conta com três frentes de atuação: mobilização comunitária, que trabalha a parte cooperativa, política e instrutiva; percepção de risco em mudanças climáticas, que abrange a questão de conscientização; e soberania alimentar, direcionada à parte cultural, que pode ser afetada pelas alterações do meio ambiente.

Ao final da expedição, será elaborado um documento com todas as reivindicações da comunidade. Os pedidos serão formalizados e encaminhados ao poder público, sendo que o Ilhas tem o papel de mediação nessa relação. O ADAPTAR BRASIL é financiado pela Bovespa e visitará ainda 10 ilhas em todo o Brasil até a conclusão do projeto.

Boa viagem e bom trabalho, Cintia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário