sexta-feira, 26 de junho de 2015

Adolescentes do Projeto Estrelas do Mar visitam campig do Parque Rio Vermelho e fazem trilha da Costa da Lagoa ao Ratones

A primeira vivência do Projeto Estrelas do Mar teve acampamento, caminhada noturna, tainhada e travessia de barco na Lagoa da Conceição brindados por espetáculos solares e lunares sob a exuberante natureza da Ilhas de Santa Catarina

Jovens Estrelas do Mar: alegria na chegada á praia do moçambique


Praia,trilha e lagoa, fogueira, pôr-do sol, lua cheia, sol nascente...amizade, prazer, trocas, aprendizado, muitas foram as aventuras e emoções da primeira vivência educativa do Projeto Estrelas do Mar da temporada 2015! No dia 05 de Junho, um animado grupo de treze adolescentes, juntamente com três educadoras e coordenadores do Instituto Ilhas do Brasil saiu do Pântano do Sul e rumo ao Camping do Parque Estadual do Rio Vermelho, espaço agroecológico, socioambiental,  e educativo situado dentro da maior unidade de conservação da Ilha de Santa Catarina. O grupo foi recepcionado pelo agrônomo Pedro Palermo que além de dar as boas-vindas orientou a todos sobre como proceder dentro de um Parque Florestal e também sobre a gestão dos resíduos sólidos gerados na estadia no local.

A atual gestão do Parque prioriza a sustentabilidade e o incentivo a uma vida saudável 


Após montarem suas barracas e equipamentos de acampamento, sob orientação das educadoras, o grupo foi explorar o local, seu ecossistema, fauna, flora e trilha que dá acesso ao mar, onde foram presenteados com um lindo pôr-do-sol outonal em um pic-nic à beira mar.

Os jovens vivenciando a autonomia e o protagonismo na montagem do acampamento

 A programação noturna iniciou com um jantar tradicional ilhéu que teve como prato principal tainhas assadas na brasa preparadas  pelos pais de alguns educandos que estavam presentes e acompanhamentos preparados pelos próprios educandos. Todos comeram juntos na área social do acampamento num momento de muita confraternização e amizade!

Mão na massa na preparação do jantar!

E viva a pesca da tainha, principal característica cultural do Pantusuli



 A programação da noite seguiu com uma roda de conversa à beira da fogueira e caminhada noturna à luz da lua cheia até o mar, com direito a sustos e exploração dos mistérios da mata de araucárias. No dia seguinte, o grupo despertou ainda na madrugada e  quase adormecidos chegaram até a praia para acompanhar o espetáculo do sol nascente que não decepcionou.
Estrelas do mar em busca da lua cheia 
Um dos grandes prazeres da vida é compartilhar o nascer do sol com os amigos


 Com a energia do sol juntaram-se a mais um grupo de expedicionários e saíram para uma atividade de trilha ecológica oferecida pela equipe de educadores ambientais do Camping do Rio Vermelho. A atividade contou com travessia de barco até a Costa da Lagoa da Conceição onde o grupo iniciou a trilha pelo tradicional caminho costa da lagoa-ratones.
Vivenciando o caminho da Costa da Lagoa ao Ratones

 O conteúdo abordado pelos educadores envolveu desde elementos do bioma mata atlântica e bacias geogáficas a relatos históricos da região. Em Ratones foram recebidos pela equipe pedagógica do Sítio Çaracura, espaço de permacultura e educação ambiental, para uma visita e degustação de um almoço natural com produtos do sítio. No retorno do passeio foi hora de desmontar o acampamento e desperdir-se do Parque do Rio Vermelho. Já exaustos de tantas aventuras e emoções, o grupo aproveitou a viagem para trocar sensações ou mesmo descansar.
Caminhadas na mata atlântica em boa companhia
verduras do sítio
Educadora Eli desfrutando do acampamento
limpando o local
Apresentação do Maracatu Arrasta Ilha


Nenhum comentário:

Postar um comentário